Com ausência de dois candidatos, Pedrina Maria, do PSol, debate suas propostas com comunidade universitária
Por Paulo Victor
Duas ausências marcaram o primeiro dia de entrevistas coletivas com os candidatos à prefeitura de Juazeiro. O atual prefeito, Misael Aguilar (PMDB), e o ex-gestor do município, Joseph Bandeira (PT), não comunicaram oficialmente a ausência na coletiva, sendo que haviam confirmado, por meio dos assessores, a participação no evento.
Única candidata do dia presente, Pedrina Maria, do Partido Socialismo e Liberdade (PSol) iniciou sua participação lamentando a ausência dos demais candidatos. Para ela, isso demonstra que “talvez o evento não seja prioridade para os dois candidatos”.
Em seguida, Pedrina falou sobre a sua história de vida, a sua militância política - desde o período da ditadura militar quando atuava clandestinamente no Partido Comunista Brasileiro (PCB), passando pelo Partido dos Trabalhadores (PT), até a entrada no seu atual partido, PSol. Pedrina ainda destacou quais serão os três pilares de sua gestão, caso seja eleita: intolerância à corrupção, participação e fiscalização.
Questionada sobre temas como saúde, educação, cultura e desigualdade social, Pedrina não transmitia segurança á platéia presente, talvez pela falta de experiência em eventos dessa natureza.
Em alguns momentos, demonstrava nervosismo e não conseguia responder objetivamente às questões. Quase nunca, a candidata do PSol utilizou o tempo, um minuto e meio, a que tinha direito nas respostas.
Em outros momentos, Pedrina foi bastante incisiva. Quando perguntada sobre o sistema de transporte, por exemplo, afirmou que a primeira medida é “quebrar o monopólio do transporte público em Juazeiro e fortalecer o Conselho Municipal de Transportes”. Ou ainda quando disse que pretende “combater a corrupção que toma conta do nosso país”.
A única candidata mulher à prefeitura de Juazeiro, encerrou sua participação na Coletiva destacando sua atuação nos movimentos sociais e em sindicatos, o que, para ela, “mostra o diferencial com relação aos demais prefeituráveis”.
Promovido por estudantes do curso de Comunicação Social-Jornalismo da UNEB, a coletiva continua amanhã, às 15h, no auditório da Universidade. Na oportunidade serão entrevistados os outros três candidatos à prefeitura de Juazeiro: Isaac Carvalho (PC do B), Wank Medrado (PRP) e Roberto Carlos (PDT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário