segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Candidatos se unem pelo discurso da mudança



Por Lidmillie de Castro e Juliana Pires

O segundo dia da coletiva, 21/08, trouxe os candidatos Isaac Carvalho (PC do B), Roberto Carlos (PDT) e Wank Medrado (PRP) unidos em um mesmo discurso: mudar Juazeiro.

Dessa vez, todos os candidatos compareceram para apresentar suas propostas de administração para a cidade e responderam às perguntas do público. O Auditório Antônio Carlos Magalhães, da UNEB, ficou cheio, principalmente de militantes, que, apesar das palmas calorosas, respeitaram as regras do evento e evitaram manifestações de apoio para manter a ordem no local.

Os candidatos foram convidados a expor seus planos de governo resumidamente em quinze minutos. Com um discurso enfático e proposital, Wank Medrado apontou algumas propostas respaldadas pela eloqüência que a formação em Direito lhe favorece. Isaac Carvalho e Roberto Carlos gastaram quase todo o tempo para expor os seus planos com o relato de suas vidas.

O tempo esgotou e pouco se ouviu sobre projetos que pudessem mudar Juazeiro. Aberto o espaço para as perguntas, os candidatos ressaltaram a importância do evento dentro da universidade e comentaram a ausência de alguns concorrentes no dia anterior (20/08).

Mais uma vez, a relação distancia entre a prefeitura e a universidade foi questionada pelos estudantes que apontaram a importância de um vínculo maior já que, muitos pretendem exercer as futuras profissões na cidade.

A professora Teresa Leonel e o estudante Marcos Vinícius presidiram a mesa do evento que terminou às 18 horas. O candidato Isaac Carvalho, que já havia comunicado anteriormente sobre uma entrevista na TV local, retirou-se antes do término da coletiva, enquanto os outros dois continuaram a responder as questões.

O evento foi esclarecedor para a população e para os estudantes uma experiência e tanto. Para os organizadores foi um desafio juntar candidatos num mesmo espaço sem que haja problemas entre eles. O saldo foi positivo.

Em setembro, estudantes de outra turma do curso de Jornalismo, sob a coordenação da professora Andréa Cristiana, pretendem realizar um debate com os candidatos também no auditório da UNEB. As regras serão diferentes e a discussão estará bem mais próxima do dia das eleições.

Nenhum comentário: