quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Pesquisa publicada no Gazzeta é questionada na coletiva

Por Gisele Sá e Sheila Gomes

Os candidatos Wank Medrado (PRP), Roberto Carlos (PDT) e Isaac Carvalho (PCdoB) participaram do segundo dia da coletiva (21/08) no auditório da UNEB. O espaço foi pequeno para estudantes, comunidade e militantes partidários que acompanharam atentamente a exposição das propostas dos candidatos e as respostas dos mesmos durantes duas horas e quarenta e cinco minutos de entrevista.

Uma polêmica foi gerada devido ao questionamento sobre a validade da pesquisa publicada no jornal Gazzeta do São Francisco, na ultima semana, em que o candidato Isaac estava à frente na preferência do eleitor, com 44% das intenções de voto. Rapidamente, todos responderam que se a pesquisa for considerada ilegítima, o responsável por sua realização e divulgação receberá a devida punição.

Para garantir maior apoio durante a entrevista, os candidatos trouxeram de “casa” seus correligionários e parceiros políticos “vestidos” de adesivos propagandistas. Aqueles que levaram bandeiras e panfletos tiveram sua entrada barrada pela organização do evento para evitar transtornos e conflitos.

Dos três que participaram da segunda etapa de entrevistas, apenas Wank é juazeirense. Isaac Carvalho, apesar de ser natural de Petrolândia/ PE, mora em Juazeiro desde um ano de idade e Roberto Carlos é de Uauá/BA.

Durante a apresentação das propostas de governo, houve comparações do Brasil com outros países, relatos autobiográficos, compromissos para o desenvolvimento da cidade e melhorias para a qualidade de vida da população. Embora o tempo destinado para as propostas tenha sido limitado há 15 minutos, as dúvidas e os esclarecimentos quanto a vida dos candidatos e plataforma política, puderam ser sanados na rodada de perguntas feitas pelo público que participou efetivamente.

Ao serem perguntados quanto às atividades que seriam promovidas na área de cultura, infra-estrutura e educação, as respostas foram comuns: descentralização da prefeitura visando à participação da comunidade e parcerias com os governos estadual e federal.

No que diz respeito à relação com a Universidade do Estado da Bahia e seus estudantes, o assunto tomou o rumo da educação como prioridade e do primeiro emprego, em órgãos públicos ou apoio técnico a pequenos agricultores, além do incentivo a geração de renda na cidade.

Nos dois dias da coletiva, a comunidade obteve informações sobre o projeto de governo de cada candidato para município a partir do próximo ano. O evento pode contribuir com o exercício da democracia na cidade e culminou na aproximação entre quatro dos seis candidatos e cerca de 500 pessoas da comunidade.

Nenhum comentário: